Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Casal (Im)Perfeito

Sab | 04.06.22

Romaria da Nossa Sra da Ribeira

Casal (Im)Perfeito

No ultimo domingo de Maio aproveitámos que estávamos de férias na aldeia e fomos à Romaria da Sra da Ribeira. Neste dia as aldeias vizinhas, tanto portuguesas como espanholas têm por habito levar as santas padroeiras até ao Santuário da Sra da Ribeira.

Conta a lenda que perto de Quintanilha, Nossa Senhora apareceu a uma pastorinha muda que, depois da aparição, ficou a falar. A pedido da santa a jovem correu a relatar o milagre à população. 

Imagem12.png

O acontecimento motivou  a construção de  uma pequena Ermida que passou a ser muito frequentada.

Quando D. Isabel de Aragão vinha a caminho de Trancoso para o casamento  com o Rei D.Dinis, passou por aquele lugar a fim de descansar, ficou  tão maravilhada com a recepção que lhe tinha sido prestada pela enorme multidão que se encontrava no local, que prometeu solicitar ao seu marido que a modesta capelinha fosse reconstruida e ampliada,  no local junto à ribeira.

Havia já muitos anos que por falta de gente jovem a santa padroeira da nossa aldeia (Nossa Senhora da Assunção de Outeiro), não era levada a esta romaria, mas este ano graças a boa vontade de algumas pessoas da aldeia, decidimos que a nossa santa também iria a festa. 

Eu já não ia a esta romaria à alguns anos e o J. nunca tinha ido. 

Enfeitámos o andor, mérito da nossa amiga C. (digam lá que não ficou lindo), e vestimos a santa com um dos seus mais bonitos vestidos.

Imagem10.png

Juntámo-nos todos no largo da aldeia, ultimámos os preparativos e fomos em direcção ao Santuário.

À nossa espera estava já a Sra da Ribeira, e com a chegada das varias Santas das diferentes aldeias deu-se inicio a procissão de boas-vindas. 

Esta é uma festa que dura o dia todo, por isso fomos prevenidos com comida e bebidas, cada um levou uma coisa e depois juntámos tudo. Assim estivemos em convivo durante a tarde.

Imagem13.png

Já no final do dia, voltámos a igreja para prepararmos a procissão do adeus, onde a Sra da Ribeira se despediu de todos as santas e espera reencontra-las novamente no ano seguinte.