Folar da Páscoa
Sendo eu e o Jorge descendentes de transmontanos existem tradições que continuarei a manter cá em casa e por isso na Páscoa tem de existir o folar.
Em várias regiões do país fazem o folar doce , mas o que eu faço é o de carne. Aprendi a fazê-lo desde sempre com a minha mãe, mulher transmontana da zona de Bragança.
Passei a manhã na cozinha a fazer o nosso folar.
É muito simples de fazer, deixo aqui a receita, para que possam experimentar.
Ingredientes:
80 g de fermento de padeiro
1 copo de leite morno
200 g de manteiga derretida
1 fio de azeite (caseiro)
12 ovos inteiros
1 colher de café de sal fino
1 kg de farinha de trigo
diversas carnes: presunto, chouriço e outros enchidos a seu gosto
Preparação:
Numa tigela média, desfaçam o fermento e acrescentem um pouco de leite morno. Misturem o fermento no leite. Numa tigela grande coloquem metade da farinha e misturem a manteiga derretida e o fio de azeite e batam. Juntem os ovos previamente batidos e o resto do copo de leite. Em seguida, incorporem a restante farinha batendo sempre até a massa ficar elástica.
Ponham a massa a levedar na tigela tapada com um cobertor em sítio quente. Para esta fase contem com mais ou menos 1 hora. Quando tiver crescido, deitem a massa sobre a bancada da cozinha e amassem à mão como se estivesse a lavar roupa.
Voltem a colocar na tigela, espalhem um pouco a massa no fundo e cubram com as carnes cortadas em pedaços. Enrolem a massa e coloquem numa forma redonda ou um tabuleiro untados com manteiga ou azeite.
Levem ao forno a 170ºC. por mais ou menos 1 hora. Metam um palito comprido no centro até ao fundo para verificar se já está cozido.
Espero que gostem e façam a receita.